As instituições financeiras são um dos principais setores da economia brasileira, e, como tal, estão sujeitas a uma série de demandas por parte dos consumidores.
De acordo com dados do PROCON-RJ, as três principais demandas dos consumidores em face das instituições financeiras são:
Cobrança indevida
É a principal demanda dos consumidores em face das instituições financeiras, representando cerca de 40% das reclamações registradas no PROCON-RJ.
As cobranças indevidas podem ser de tarifas, juros, encargos ou mesmo de valores que não foram contratados pelo consumidor.
Descumprimento de contrato
O descumprimento de contrato é outra demanda frequente dos consumidores, representando cerca de 30% das reclamações registradas no PROCON-RJ.
Os descumprimentos de contrato podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo, atraso na liberação de crédito, alteração de taxas ou tarifas sem aviso prévio, ou mesmo encerramento de conta sem justificativa.
Atendimento ao consumidor
O atendimento ao consumidor é outra área que merece atenção das instituições financeiras.
Cerca de 20% das reclamações registradas no Procon-RJ referem-se a problemas com o atendimento ao consumidor, como por exemplo, demora no atendimento, descaso com o consumidor, ou mesmo informações incorretas ou incompletas.
Outras demandas frequentes dos consumidores em face das instituições financeiras incluem:
- Problemas com cartões de crédito
- Problemas com financiamentos
- Problemas com empréstimos
- Problemas com seguro
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Como se defender das instituições financeiras
Em caso de problemas com uma instituição financeira, o consumidor deve primeiramente tentar resolver o problema diretamente com a instituição.
Para isso, é importante manter todos os documentos relativos à contratação do produto ou serviço, bem como as provas do problema ocorrido.
Se o problema não for resolvido diretamente com a instituição, o consumidor pode buscar a ajuda de um advogado ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Juizado Especial Cível.
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Dicas para evitar problemas com instituições financeiras
Para evitar problemas com instituições financeiras, é importante:
- Ler atentamente o contrato antes de assinar
- Questionar qualquer dúvida que tenha
- Guardar todos os documentos relativos à contratação
- Fique atento às mudanças nas taxas e tarifas
- Compare as ofertas antes de contratar um produto ou serviço
Ao seguir essas dicas, o consumidor poderá aumentar as chances de evitar problemas com instituições financeiras.
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