Problemas com concessionárias de veículos

 

De acordo com dados do Procon, as demandas mais frequentes dos consumidores contra concessionárias de automóveis são:


Vícios ocultos: essa é a demanda mais comum, representando cerca de 40% do total. Os consumidores reclamam de problemas com o veículo que não foram detectados no momento da compra, como defeitos de fabricação, problemas mecânicos ou elétricos, entre outros.



Problemas na entrega do veículo: essa demanda representa cerca de 25% do total. Os consumidores reclamam de atrasos na entrega do veículo, problemas na documentação do veículo, entre outros.



Problemas na garantia: essa demanda representa cerca de 20% do total. Os consumidores reclamam de problemas com a garantia do veículo, como recusa da concessionária em atender à garantia, demora na resolução de problemas cobertos pela garantia, entre outros.



Outras demandas: essas demandas representam cerca de 15% do total e incluem problemas com o financiamento do veículo, com a venda de acessórios ou serviços, entre outros.









No Estado do Rio de Janeiro, em 2022, foram registradas 785 reclamações referentes a concessionárias de automóveis. As cinco principais demandas foram as seguintes:


Vícios ocultos (29,6%)

Problemas na entrega do veículo (24,5%)

Problemas na garantia (21,5%)

Problemas com o financiamento do veículo (10,4%)

Problemas com a venda de acessórios ou serviços (13,5%)



É importante que os consumidores estejam atentos aos seus direitos e às informações que constam no contrato de compra e venda do veículo. Em caso de problemas, o consumidor deve entrar em contato com a concessionária para registrar a reclamação. Se o problema não for resolvido, o consumidor pode recorrer ao Procon ou à Justiça.


A seguir, são apresentados alguns exemplos de problemas específicos que podem levar os consumidores a registrar reclamações contra concessionárias de automóveis:



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ALGUNS EXEMPLOS


Vícios ocultos: o consumidor pode reclamar se o veículo apresentar um problema que não foi detectado no momento da compra, como um defeito de fabricação, um problema mecânico ou elétrico, entre outros. Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à concessionária a realização de um laudo técnico.


Problemas na entrega do veículo: o consumidor pode reclamar se o veículo foi entregue com atraso, se a documentação do veículo não foi entregue corretamente, se o veículo foi entregue com defeitos, entre outros. Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à concessionária a apresentação de documentos que comprovem o atraso, a incorreção da documentação ou os defeitos do veículo.


Problemas na garantia: o consumidor pode reclamar se a concessionária se recusou a atender à garantia, se a concessionária demorou a resolver um problema coberto pela garantia, se a concessionária cobrou pela realização de um serviço coberto pela garantia, entre outros. Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à concessionária a apresentação de documentos que comprovem a recusa em atender à garantia, o atraso na resolução do problema ou a cobrança de um serviço coberto pela garantia.


Problemas com o financiamento do veículo: o consumidor pode reclamar se o financiamento foi aprovado com juros abusivos, se o financiamento foi cancelado indevidamente, se o financiamento foi transferido para outra instituição financeira sem o consentimento do consumidor, entre outros. Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à instituição financeira a apresentação de documentos que comprovem os juros abusivos, o cancelamento indevido do financiamento ou a transferência do financiamento sem o consentimento do consumidor.


Problemas com a venda de acessórios ou serviços: o consumidor pode reclamar se a concessionária se recusou a realizar um serviço contratado, se a concessionária cobrou um preço abusivo por um serviço ou produto, se a concessionária entregou um produto ou serviço diferente do contratado, entre outros. Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à concessionária a apresentação de documentos que comprovem a recusa em realizar o serviço, o preço abusivo cobrado ou a entrega de um produto ou serviço diferente do contratado.

É importante que os consumidores estejam cientes dos seus direitos e saibam como proceder em caso de problemas com a compra de um automóvel.





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