Consulta - Prestador de serviços de Água e Esgoto

 


De acordo com dados do Procon, as demandas mais frequentes dos consumidores contra as prestadoras de serviços públicos voltadas a prestação de serviços de água e esgoto são:


Cobrança indevida: essa é a demanda mais comum, representando cerca de 40% do total. Os consumidores reclamam de cobranças por consumo elevado, irregularidades na medição, cobrança de taxas não previstas ou não informadas, entre outros.


Má qualidade no atendimento: essa demanda representa cerca de 25% do total. Os consumidores reclamam de demora no atendimento, descortesia dos atendentes, dificuldade para resolver problemas, entre outros.


Suspensão do fornecimento: essa demanda representa cerca de 20% do total. Os consumidores reclamam de suspensões indevidas, demora na religação do fornecimento, entre outros.


Outras demandas: essas demandas representam cerca de 15% do total e incluem problemas com a qualidade da água, com a instalação e manutenção do sistema de água e esgoto, entre outros.


No Estado do Rio de Janeiro, em 2022, foram registradas 785 reclamações referentes à água e esgoto. As cinco principais demandas foram as seguintes:

Cobrança indevida (29,6%)

Má qualidade no atendimento (24,5%)

Suspensão do fornecimento (21,5%)

Irregularidade ou defeito na medição (10,4%)

Cobrança por serviços não realizados, atrasados ou por consumo elevado (13,5%)







É importante que os consumidores estejam atentos aos seus direitos e às informações que constam na fatura de água e esgoto. 


Em caso de problemas, o consumidor deve entrar em contato com a prestadora de serviços para registrar a reclamação. 


Se o problema não for resolvido, o consumidor pode recorrer ao Procon ou à Justiça.





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ALGUNS EXEMPLOS


A seguir, são apresentados alguns exemplos de problemas específicos que podem levar os consumidores a registrar reclamações contra as prestadoras de serviços públicos voltadas a prestação de serviços de água e esgoto:


Cobrança indevida por consumo elevado: o consumidor pode reclamar se a sua fatura de água e esgoto apresentar um consumo elevado que não corresponde ao seu consumo habitual


Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à prestadora de serviços a realização de uma nova medição.




Irregularidade na medição: o consumidor pode reclamar se a sua fatura de água e esgoto apresentar uma medição irregular. 

Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à prestadora de serviços a realização de uma nova medição ou a análise da medição anterior.




Cobrança de taxas não previstas ou não informadas: o consumidor pode reclamar se a sua fatura de água e esgoto apresentar cobranças de taxas que não foram previstas ou não informadas no contrato de prestação de serviços.




Má qualidade da água: o consumidor pode reclamar se a água fornecida pela prestadora de serviços apresentar problemas de qualidade, como cor, odor ou sabor. 


Para comprovar o problema, o consumidor pode coletar uma amostra da água e enviá-la para análise.




Suspensão do fornecimento indevida: o consumidor pode reclamar se o fornecimento de água foi suspenso indevidamente


Para comprovar o problema, o consumidor pode solicitar à prestadora de serviços a apresentação de um documento que comprove a regularidade da sua conta.




Demora na religação do fornecimento: o consumidor pode reclamar se a prestadora de serviços demorou a religar o fornecimento de água após o pagamento da conta.




Problemas na instalação e manutenção do sistema de água e esgoto: o consumidor pode reclamar se a prestadora de serviços não realizou a instalação ou manutenção adequada do sistema de água e esgoto, causando problemas, como vazamentos ou inundações.




É importante que os consumidores estejam cientes dos seus direitos e saibam como proceder em caso de problemas com os serviços de água e esgoto.



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