Como proceder quando há interrupção de energia (Problemas na rede)?

 

Estou sem luz por conta de um problema na rede da concessionária. Como proceder?

Nos últimos anos, muitos consumidores vêm relatando a interrupção do serviço de energia que se estende por várias horas, quando não por vários dias, ocasionados, geralmente, por problemas na rede de energia.

 

E mesmo fazendo ligações para a concessionária solicitando providências, nenhuma equipe comparece ao local para solucionar o problema, causando inúmeros transtornos, que dependendo do núcleo familiar, atinge crianças, idosos, inviabiliza a utilização dos eletrodomésticos, acarretando em muitos casos, perdas materiais.

 

São vários os exemplos. Pode ser o caso de ocorrência de fogo no transformador, queda de postes, fiação partida, sobrecarga da rede, e tantos outros, que causam a interrupção do serviço de energia.

 

A concessionária deve ter uma equipe de emergência que tem a função de dar atendimento prioritário nestes casos, restabelecendo o fornecimento daquela unidade ou daquela rua.

 

Ocorre que, em alguns casos, a desorganização é tanta que, mesmo com inúmeras reclamações destinadas à concessionária, não é solucionado o problema em tempo razoável.

 

Registro do contato com a concessionária

A orientação é no sentido de que o consumidor entre em contato com a concessionária assim que tomar conhecimento da suspensão da energia, visto que é a partir desse momento que o consumidor comprova que a concessionária passou a ter conhecimento da interrupção do serviço.

 

Tenha em mãos a fatura de energia para saber os seus dados cadastrais e de seu medidor junto à concessionária. Isso agiliza o atendimento.

 

O consumidor não deve esquecer de anotar o número de protocolo do atendimento, data, horário, nome do atendente e, se possível, gravar a ligação.

 

As ligações para a concessionária devem ser realizadas preferencialmente por meio do mesmo celular, porque fica mais fácil acessar pelo próprio celular o número do serviço de emergência discado, data, hora e duração de chamada. São dados importantes, caso necessite comprovar a demora quanto ao restabelecimento da energia.

 

Ligações realizadas de telefones fixos podem gerar dificuldade para acessar o histórico de chamadas. A mesma dificuldade pode ocorrer quando as reclamações são realizadas de celulares diversos.

 

É muito importante ter essas informações anotadas porque comprova não só quando foi iniciado o atendimento, mas também o número de vezes que o consumidor reiterou o pedido de providências.

 

Ao final de cada atendimento, solicite o envio da gravação para o seu e-mail, a fim de que você possa comprovar o que foi conversado com o atendente, conforme é previsto pelo decreto lei 11034/2022 (Nova Lei do SAC).

  

É aconselhável abrir a reclamação por mais de um meio de canal de comunicação. As concessionárias podem utilizar outros canais de atendimento além do atendimento telefônico, como por exemplo: SMS, Twitter, Instagram, face book.

 

Dessa forma, se houver algum erro sistêmico em algum desses canais, você já terá ratificado a reclamação por outros meios.

 

 

Aconselhável ter a orientação e acompanhamento de um advogado desde o início

Se for o caso de ser proposta uma ação judicial pleiteando danos morais e/ou materiais, cada detalhe pode ser imprescindível. 

 

Por isso, buscar a orientação de um advogado logo que constatar a suspensão pode evitar futuros aborrecimentos ou antecipar a regularização do fornecimento de energia.

 

 




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