Se o consumidor está enfrentando problemas com a velocidade da sua internet e ela está bem abaixo do que foi contratado, pode se adotar um passo a passo a fim de buscar a solução do problema pela via administrativa antes de ingressar com uma medida judicial.
Antes mesmo de entrar em contato com a operadora, verifique
se o problema não está dentro de sua própria residência, como problemas
nos cabos de rede.
Se o problema não for interno, entre em contato com a
operadora e relate o problema, informando a velocidade contratada e a
velocidade que está sendo entregue.
Neste ponto, providencie “prints” de tela de sites
oficiais de verificação de velocidade que comprovem a velocidade aferida via
cabo, pois pode ser passível de utilização em sede de provas, caso seja
necessária uma demanda judicial.
Registre uma reclamação junto à operadora,
anotando o número do protocolo, nome do atendente, data e horário da ligação.
Há um post
acerca da importância dos protocolos que, também, serve para esse caso.
De acordo com a Resolução 632/2014 da Anatel, em seu Artigo
8º e 9º, as solicitações de serviços que não puderem ser resolvidas de
imediato, devem ser atendidas no período mínimo de 5 dias úteis e, no
período máximo, de 10 dias úteis a partir de seu recebimento.
Após esse prazo, não tendo sido resolvido o problema, entre
em contato novamente com a operadora e informe que o problema não foi
solucionado,
Se a operadora não resolver o problema, registre uma
reclamação na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), que tem o
prazo de até 10 dias corridos para ter um retorno da operadora. Anote o
protocolo, nome do atendente, data e horário da ligação.
Link no Instagram acerca do tema.
https://www.instagram.com/p/Cp0yY06OwYN/?utm_source=ig_web_copy_link
Da importância do acompanhamento de um advogado
O advogado precisa adotar um papel preventivo e
conciliador.
Se pode evitar o problema, é o melhor
dos mundos.
Se tiver que enfrentá-lo, a melhor
opção é um acordo que seja razoável para ambas as partes.
Se não tiver como conciliar, o consumidor deve
estar amparado em todos os meios de provas a fim de que possa comprovar o que
alega e sair vitorioso em seu processo.
Portanto, se o consumidor possui alguma dúvida acerca
de como realizar uma reclamação pela via administrativa junto ao prestador de
serviços, ou percebendo que o seu problema não está sendo solucionado como se
espera, busque a orientação de um advogado que atue, preferencialmente, na área
de direito do consumidor.
Entre em contado assim que se depare com esse tipo de
problema, sinalizando acerca do que está ocorrendo, porque esses
registros são extremamente importantes no momento de propor uma ação judicial
ou medida liminar.
Se for o caso de ser proposta uma ação judicial
pleiteando danos morais e/ou materiais, cada detalhe pode ser imprescindível.
Por isso, buscar a orientação de um advogado no início
do problema pode evitar futuros aborrecimentos ou antecipar a regularização do
problema.
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