Em alguns atendimentos, o consumidor alega que as faturas
passaram a chegar com valores bem mais altos, que já teriam reclamado
com a concessionária, mas que, ainda assim, informaram que a marcação
estava correta.
E diante dessa situação, pretendem ingressar com uma ação
judicial a fim de contestarem essas contas, até porque, os equipamentos que
utilizam não justificariam um aumento expressivo da conta.
E são nessas horas que deve se ter muita cautela!
Quais são as hipóteses?
Por um lado, a concessionária pode estar prestando um mau
serviço, cobrando por algo que o consumidor não utiliza. O que
justificaria questionar essas contas.
Mas, por outro lado, pode estar ocorrendo uma fuga de
energia. Ou seja, o relógio estaria marcando corretamente o consumo.
Seria um problema na sua instalação.
E neste caso, a Jurisprudência é pacífica no sentido
de que o consumidor precisa arcar com o pagamento das contas. Até
porque, a energia passou pelo medidor. É o que chamamos de recuperação de
consumo.
Risco de ingressar com uma ação sem analisar o caso em concreto.
Agora, imagine o cenário onde o consumidor ingressa com uma
ação judicial questionando o valor das contas, aguarda uma perícia que será realizada
depois de meses proposta a ação, quando não após anos, e de repente, se
depara com um laudo pericial onde diz que há uma fuga de energia, e a
concessionária tem razão quanto à cobrança.
Portanto, inicialmente, o consumidor deve procurar um
técnico ou engenheiro elétrico, preferencialmente, habilitado junto à
concessionária de energia, a fim de inspecionar as suas instalações, antes
mesmo de requerer uma solução administrativa e/ou judicial.
Até mesmo porque, quanto mais tempo o consumidor ficar
à mercê da tramitação de uma reclamação, tenderá mais prejuízo.
Há dois posts que complementam esse assunto.
Acho que vale a pena dar uma olhada.
https://pva-consumidor.blogspot.com/2023/03/recuperacao-de-consumo-concessionaria.html
https://pva-consumidor.blogspot.com/2023/03/toi-termo-de-ocorrencia-de.html
É importante que seja analisado caso a caso
Portanto, sempre que o consumidor se deparar com esse tipo
de situação, é aconselhável buscar a orientação de um advogado que atue
preferencialmente na área de defesa do consumidor a fim orientá-lo quanto aos
procedimentos a serem adotados desde o início.
Se for o caso de ser proposta uma ação judicial onde pode
ser necessária a contestação de faturas e a realização de uma perícia, cada
detalhe pode ser imprescindível.
Se antecipar, buscando a orientação de um advogado logo que
se deparar com o problema, pode evitar futuros aborrecimentos ou antecipar a
regularização do fornecimento de energia.
Links no Instagram acerca do tema.
https://www.instagram.com/p/CpOEKLluVY8/?utm_source=ig_web_copy_link
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